alteração

Mercado da Vila Belga passará a locar andares inteiros a empresas

Eduardo Tesch e Marcos Fonseca

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Tesch (Diário) 
Empreendimento inaugurado em 2018 possui poucos espaços ocupados

Ainda no primeiro semestre deste ano, o Mercado da Vila Belga, localizado na Gare da Estação Férrea, irá adotar um novo modelo de negócio. Diferentemente do que acontecia antes, quando pequenos empreendedores ocupavam as bancas e vendiam seus produtos, a direção do espaço irá alugar o prédio por andares, com a promessa de trazer grandes empreendimentos nacionais para Santa Maria.  

Conforme a direção do mercado, o novo modelo de negócio já é adotado por um curso preparatório para concursos públicos, que se mantém aberto ocupando todo um andar, além de um restaurante de comida japonesa.

Imposto de Renda: Receita libera dia 9 consulta a lote de restituição

- Estamos atraindo grandes empreendedores de fora da cidade para ocupar esses andares. Agora, estamos tratando andar por andar. Não queremos mais ter o condomínio e geri-lo. Basicamente, cada empreendimento vai cuidar do seu andar - relata Everaldo Trilha, diretor do Mercado da Vilga Belga.

O segundo andar do Mercado da Vila Belga passou a ser ocupado pelo Grécia Cursos, tradicional empresa de Santa Maria voltada à preparação para concursos públicos. Todo o pavimento foi reformado para abrigar quatro salas de aula, dois laboratórios e uma biblioteca. No mesmo local fica a sede do polo da Universidade Santo Amaro (Unisa), voltada ao ensino a distância.

Segundo Fernanda Batistella, advogada do Grécia e coordenadora pedagógica da Unisa, as aulas são ministradas da manhã à noite, inclusive aos domingos, atraindo entre 150 e 200 pessoas diariamente para o endereço do mercado na Gare. Ela afirma que o contrato de locação do espaço é de dois anos, com duração de 2020 a 2021. Nesse período, o imóvel do mercado deverá seguir aberto para atender ao curso preparatório.

Cyrilla realiza os primeiros testes de refrigerantes

O prédio de três andares da antiga Viação Férrea foi inaugurado em 2018 com o nome de Mercado Público. Com a intenção de se aproximar com a comunidade onde funciona, o espaço foi rebatizado, em 2019, como Mercado da Vila Belga. A fachada tinha a cor cinza, que foi trocada por branca.

No 2º andar, havia 14 bancas. Contudo, todas encerraram as atividades.

O imóvel foi construído em 1906, numa época de grande movimento no local devido às linhas de trem, que também transportavam passageiros. Servia como espaço para estocar alimentos e funcionava como uma espécie de mercado.

O antigo prédio ainda conta com um terceiro andar, com 400 metros quadrados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nova Cyrillinha terá edição retrô. Veja como será a bebida

VÍDEO: o que muda no projeto de duplicação da RSC-287 Próximo

VÍDEO: o que muda no projeto de duplicação da RSC-287

Economia